Falso: Informação encaminhada por “Sargento Elton” que alerta sobre novo método de sequestro

Projeto de extensão da Universidade de Gurupi sobre Educação Midiática e Checagem de Fatos
Acadêmica: Alice de Sousa | Professoras: Gabriela Melo e Marina Bitar

Uma mensagem tem circulado por grupos de WhatsApp de Gurupi alertando a população para tomar cuidado com um novo método de sequestro, que utiliza uma criança ou idoso chorando na rua e pedindo que o leve a determinado endereço escrito nas mãos. Veja na íntegra:




Na imagem, é possível perceber erros de português (Levár, pára) e formatação, além de afirmar que o crime tem acontecido em vários estados do Brasil. A fonte mencionada não é verificável, pois se apresenta apenas como “Sargento Elton”, patente e nome, sem origem ou sobrenome para que se possa consultar a fonte da informação ou fatos específicos ocorridos. 

Em uma busca no registro de candidaturas das eleições de 2020 no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), é possível verificar candidatos com o nome “Sargento Elton” em partidos e estados diferentes, como Divinópolis-MG e Gonçalves Dias-MA. Com o nome comum na carreira militar e nos próprios registros públicos, a assinatura sem origem se torna duvidosa, sem menção a um caso específico com registros.  

O Boatos.org, site de checagem de fatos feito por jornalistas, fez a apuração desta mensagem no ano de 2013 e confirmou que não passa de uma lenda urbana. Outro site de notícias, o Correio Braziliense, jornal brasileiro com sede em Brasília, Distrito Federal, também fez a apuração no ano de 2019 e confirmou que a situação nunca aconteceu no Distrito Federal. 

O Sargento Elton, que aparece assinando a informação, até hoje não foi identificado. A Secretaria de Segurança Pública do Estado do Tocantins, informou que não tem conhecimento desses “fatos”. A mensagem vem se repetindo e sendo repassada durante anos, até com “informações” a mais, sempre alarmando a população sem necessidade e podendo trazer prejuízos para as pessoas erradas. 

Em entrevista, o Tenente Coronel Weslley Costa da Polícia Militar de Gurupi esclareceu que não há nenhum histórico dessa modalidade de crime utilizando crianças ou idosos e que esse tipo de mensagem interfere diretamente no trabalho da PM. “Principalmente no desperdício de energia, tendo em vista que temos que direcionar efetivo policial para averiguar os fatos, atrapalhando o atendimento de uma ocorrência real. Primeiro, é importante informar  que acionar a polícia para ocorrência falsa é crime. Mas, constatando realmente crime, deverá acionar imediatamente a Polícia Militar através do número 190, que fará prontamente o atendimento”, comunicou o Tenente.

Apesar da mensagem ser falsa, fica o alerta e o cuidado para todos, principalmente em relação à divulgação de informações duvidosas. 


Confira outras checagens:

Correio Braziliense: 

https://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/holofote/2019/05/03/interna-holofote,752969/boato-sobre-novo-sequestro-nao-deve-ser-levado-a-serio-mas-vale-alert.shtml

Boatos.org: https://www.boatos.org/brasil/lenda-urbana-nova-modalidade-de-assalto-usa-crianca-chorando-na-rua.html

Folha BV: https://folhabv.com.br/noticia/CIDADES/Capital/Alerta-de-suposto-policial-sobre-venezuelanos-nao-e-verdadeiro/54757