Falso: Mensagem de alerta sobre “Novos valores de multas - Farra das multinhas”

Projeto de extensão da Universidade de Gurupi sobre Educação Midiática e Checagem de Fatos
Acadêmica: Amábile Miquelin | Professoras: Gabriela Melo e Marina Bitar

Circula pelas redes sociais, uma montagem com informações sobre novos valores de multa. O texto chama atenção para a necessidade de compartilhamento urgente, um dos fatos que faz com que se duvide de uma informação de impacto direto para a sociedade, outra questão é a falta de fonte dos valores repassados e a linguagem utilizada.

O site UOL notícias, através da iniciativa Uol Confere, fez uma checagem no ano de 2018, referente a uma mensagem com o conteúdo parecido que circulava nas redes sociais naquele ano, na qual além das multas apresentadas nesta montagem, acrescentava outras. A informação foi constatada como falsa, além disso, a última atualização do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) havia sido em 2016.

Dois anos após a primeira checagem feita pelo Uol Confere e com a proposta de uma nova mudança no CTB em andamento, que seria sancionada pelo Presidente da República Jair Messias Bolsonaro em outubro de 2020, a montagem voltava a viralizar nas redes sociais. A informação foi checada pela agência de checagem Lupa, do Rio de Janeiro, e foi constatada novamente como falsa.

As alterações realizadas no CTB entraram em vigor no mês de abril de 2021, a montagem voltou a tornar-se viral, circulando pelas redes sociais em Gurupi-TO. Conforme uma nova averiguação feita pelo Projeto de Extensão Jornalística - “Rum, Conversa!”,  a mensagem foi constatada novamente como falsa.

Em conversa com o diretor de Postos de Atendimentos e Ciretrans de Gurupi, órgão vinculado ao Detran do estado do Tocantins, Relton de Oliveira, confirmou ser uma desinformação. Segundo Oliveira, a forma mais segura de conseguir informações sobre multas é direto no CBT, onde tem as resoluções e infrações. Advertiu ainda que o valores corretos da mensagem que circula são os mostrados na tabela abaixo.



 A Agência Municipal de Trânsito e Transportes de Gurupi (AMTT), que tem a função de trabalhar a educação no trânsito, realizar ações de fiscalização, manutenção das sinalizações da cidade entre outras iniciativas representado pelo o presidente da AMTT Sargento Jenilson Cirqueira, falou sobre algumas das ações desenvolvidas pela Agência para que infrações como estas não sejam comuns no trânsito local.

“Atualmente nós temos uma equipe permanente de sete profissionais na área de sinalização viária para implantação e manutenção das sinalizações horizontais (pavimento) e vertical (placas), além de uma equipe de manutenção dos 26 semáforos da cidade”, afirmou o presidente.

Cirqueira informou que há também a equipe de fiscalização permanente que além de fazer os trabalhos de orientação no trânsito, orienta na ordenação das vias e faz as autuações visando prevenir novas infrações ou graves para os condutores em geral.

Conforme as orientações repassadas pelo Código Trânsito Brasileiro, é importante reforçar que os condutores tenham cuidado e responsabilidade no trânsito, respeitando as sinalizações, não usar celular enquanto dirige e os limites de velocidade.


Referências:

Sites pesquisados: 

https://www.ctbdigital.com.br/

http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9503.htm

Sites de checagem:

https://noticias.uol.com.br/confere/ultimas-noticias/2018/08/14/farra-das-multas-de-transito-e-mentira-elas-nao-ficarao-mais-caras.htm

https://piaui.folha.uol.com.br/lupa/2020/11/13/verificamos-multas-ctb/

Alterações na legislação do Código Brasileiro de Trânsito:

https://www.gov.br/prf/pt-br/noticias/estaduais/para/abril/mudancas-no-codigo-de-transito-brasileiro-ctb-entram-em-vigor-a-partir-de-12-de-abril


Comentários