Falso: Lista de ‘conselhos dos hospitais’ contra a Covid-19 apresenta recomendações falsas



Projeto de extensão da Universidade de Gurupi sobre Educação Midiática e Checagem de Fatos
Acadêmico: João Vitor Fraga| Professoras: Gabriela Melo e Marina Bitar


Uma mensagem de conselhos recomendados pelos hospitais para tratar o coronavírus tem circulado pelas redes sociais. Sete dicas sobre como fortalecer o sistema imunológico são mencionadas nesta lista. Entre as orientações estão a ingestão diária de ovo, 15 a 20 minutos de exposição ao sol durante o período de 10h às 11h da manhã e o consumo de vitaminas.

Na mensagem é possível perceber erros de português, como na frase “como saber se está infectado vírus” ou quando se relaciona à doença da Covid-19 no masculino. Além disso, há uma necessidade de evidenciar um compartilhamento urgente e a ausência de fonte, o que torna a lista duvidosa. No início da imagem diz “Conselho dos hospitais de isolamento: podemos ter em casa os cuidados que são tomados nos hospitais”. 

A lista ainda sugere para as pessoas ingerirem alimentos acima do nível de acidez do vírus, como banana, limão, abacate, etc. Logo em seguida orienta como perceber que está infectado e que limão com água morna elimina o vírus no início, antes de atingir os pulmões. Informações como essa colocam muitas vidas em risco porque desencorajam as pessoas a procurar ajuda médica e as encorajam a adotar métodos sem evidências científicas.

O infectologista Luiz da Silveira, explica que essas informações são parcialmente corretas quando se refere à imunidade. Ele diz que uma boa noite de sono e dieta balanceada são importantes para a imunidade, mas que é desnecessário ingerir ovos todos os dias. “O  ovo é uma importante fonte de proteínas, mas não é a única, e pode ser substituído por outros alimentos, como, por exemplo, carnes, leite e alguns derivados”, afirma Silveira. 

Segundo o infectologista, o ideal seria buscar um profissional de saúde competente para verificar se é necessário ou não o uso de suplementos. Como regra geral, recomenda-se a ingestão de pelo menos dois litros de água por dia, mas essa quantidade pode variar de pessoa para pessoa. 

“Quanto à questão do pH, a informação é absurda. O valor do pH de vários alimentos está completamente errado. A escala de pH varia de 0 a 14. O pH 7 é neutro. Abaixo desse valor é ácido e acima é alcalino. Por exemplo, limão, tangerina e laranja contêm ácido cítrico, ou seja, são frutas ácidas, mas na publicação afirmam que são alcalinas”, explica Silveira. 

O autor desconhecido também afirma que abacate tem pH 15,6 e agrião tem pH 22,7. Silveira ressalta que esses valores não existem. “Por fim, ingerir água e limão todos os dias não inativa (“não mata”) o vírus, mas pode causar gastrite e até úlceras gástricas. É lamentável que compartilhem informações enganosas”, alerta.

O Fato ou Fake, site de checagem do G1, fez a apuração desta mensagem no ano de 2020 e afirmou que não passa de uma informação falsa. Outros sites de notícias, como Yahoo!, Folha de São Paulo e UOL também fizeram a checagem no ano de 2020 e confirmaram que essas recomendações não são verdadeiras.


Comentários