Falso: Novo auxílio do Governo Federal promete pagar o Vale Gás


Uma mensagem circula pelos grupos de WhatsApp em Gurupi divulgando para a população o auxílio do Vale Gás de R$ 110 mensais, e falando que já existe data marcada para o Governo Federal começar a pagar.   

Na imagem é possível ver que o auxílio teria até logomarca e site para acesso, mas ao clicar, a pessoa é levada a outra página. O acesso a esses sites pode ser perigoso, pois alguns possuem ficha de cadastro que ao clicar e responder roubam dados de quem está acessando e expõem o computador ou celular a vírus. Além disso, o aplicativo divulgado não existe.

A Agência Lupa, plataforma de checagem de fatos, em 2020 fez a checagem deste assunto e confirmou que o Programa Vale Gás de  R$ 110 mensais é na verdade uma tentativa de golpe para roubar informações do cidadão que acaba preenchendo formulários de páginas falsas e  deixando esses dados à disposição. 

Na checagem realizada pelo site do G1, o Fato ou Fake verificou que o site com o nome Vale Gás possui 11 domínios não oficiais, alguns simulam pertencer até mesmo a   redes varejistas e sites de bitcoins. O Ministério da Cidadania informou à checagem do G1, que essa é uma informação falsa e que vem adotando medidas de alerta à população sobre mensagens semelhantes. 

Em entrevista, Gustavo Reis, membro da Secretaria de Assistência Social de Gurupi, disse que o Programa Vale Gás existe hoje somente em São Paulo e Distrito Federal. O Presidente da República, Jair Bolsonaro,  manifestou a intenção de criar o mesmo programa a nível nacional, porém ainda está em estudo. 

“Infelizmente existem as fakes dizendo que tem esse programa em nível nacional, prejudicando os usuários com o roubo de dados. Nós da Assistência Social, estamos sempre atentos e  disponibilizamos os telefones (33150037 e 33014318) para as famílias buscarem as informações verdadeiras”, declara Reis.  

Outras desinformações semelhantes ocorreram no período de pandemia, como a da entrega de cestas básicas e sobre o auxílio emergencial. Mesmo sabendo que a informação do benefício é falsa, deixamos o alerta, para que não acessem sites de caráter duvidoso, não preencham formulários com dados pessoais e bancários, não forneçam códigos e não acreditem em tudo que recebem pelo Whatsapp em grupos de amigos ou familiares. Antes de repassar essa informação, confira se já foi checado e se é verdadeira ou falsa.  


Confira aqui outras checagens sobre este mesmo assunto:

https://piaui.folha.uol.com.br/lupa/2021/04/07/verificamos-governo-federal-vale-gas/

https://g1.globo.com/fato-ou-fake/coronavirus/noticia/2020/05/21/e-fake-mensagem-que-fala-em-cadastro-para-receber-auxilio-gas.ghtml


Comentários