FALSO: Texto sobre nova regra do WhatsApp para utilização de fotos do usuário

Projeto de extensão da Universidade de Gurupi sobre Educação Midiática e Checagem de Fatos
Acadêmico: Luan Matos | Professoras: Gabriela Melo e Marina Bitar

Uma corrente circula pelo WhatsApp alarmando as pessoas para uma nova regra. Segundo a mensagem, tornaria permitido usar as fotos dos usuários sem a devida permissão, mas para que isso não acontecesse, eles teriam que passar uma corrente onde afirmava a não-autorização da nova regra. A utilização de pontuação fora de hora e um emoji da própria rede social destacam a informação como duvidosa. 

O site de tecnologia da Globo.com, Techtudo e o Jornal Metrópoles anunciaram que a informação é falsa no início de 2021. A coleta de dados pelas redes sociais é algo comum nos tempos atuais, mas é preciso ficar atento para não ser enganado. O professor da Universidade de Gurupi (UnirG), doutor e pesquisador em produção de engenharia e sistemas, Fábio Pegoraro, explicou sobre o assunto.

“Acredito que será cada vez mais intensa a coleta de dados através das redes sociais. As redes dispõem de uma infinidade de informações que podem ser úteis em diversas áreas, desde empresas tomando as decisões importantes, a governos implementando ações coletivas que favoreçam a sociedade” conta o professor. 

Apesar disso, o pesquisador vê uma grande importância das agências de checagem de fatos na sociedade. "As pessoas precisam e devem se certificar de que estão consumindo notícias falsas ou não, e as agências têm um papel muito importante nessa área”, ressalta.

Pegoraro alerta para os impactos da desinformação. “Infelizmente temos pessoas que dominam as ferramentas tecnológicas e agem sem nenhuma ética ou profissionalismo, sem pensarem nos impactos negativos que uma notícia falsa pode gerar na vida das pessoas”.

Com tudo o que vem acontecendo, é importante observar todas as notícias que receber pelas redes sociais. Além disso, sempre checar as fontes das notícias em sites de busca como o Google, não compartilhando em caso de dúvidas e alertando os conhecidos sobre tal desinformação. 


Outras checagens sobre o assunto:

https://www.techtudo.com.br/noticias/2021/05/corrente-sobre-nova-regra-do-whatsapp-e-falsa-e-confunde-usuarios.ghtml

https://www.metropoles.com/brasil/ciencia-e-tecnologia-br/a-semana-em-fakes-nova-regra-do-whatsapp-gera-onda-de-desinformacao-sobre-o-aplicativo

https://www.boatos.org/tecnologia/mensagem-eu-nao-autorizo-whatsapp-nao-use-suas-fotos-nova-regra.html


Comentários